sábado, 24 de setembro de 2011

DIÁLOGO SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS

Alô meninas e meninos! 
Durante o último Centro de Estudos, ficou acordado que eu faria um breve relato de todos os assuntos tratados em cada turno para que houvesse uma maior divulgação de todos os assuntos tratados. Por que este combinado? Porque estamos com uma sobrecarga de trabalho e felizmente o grupo é diverso e em cada turno há assuntos diferentes, motivado pelo movimento de cada turno. Então vamos lá! 
Professores presentes: Turno da manhã: Iani (EI-10), Rosane (1101), Beth Ribeiro(1201), Marilene Raposo (1301), Claudia Aparecida (1401) e Sulamita(1501) . Turno da Tarde: Gisele (EI-20), Jucimara (1102), Juliana ( 1202), Patrícia(1402) e Cristiane (1502). 
Assuntos tratados: 
1 – Crianças com conceitos I no 3° ano. Foi falado pela CP que a preocupação abrange todas as crianças das turmas de alfabetização. Que em função do novo espaço (não há salas disponíveis) o contraturno não está acontecendo. E que a alternativa seria o Reagrupamento. No Conselho de Classe haverá um sorteio da troca de turmas para planejamento. 
2 - Prova Rio e Prova Brasil. No 5° ano estamos muito bem. Média 8,0 no Simuladão. 
3 - Importância do Planejamento. O caderno de planejamento deve estar em ordem para possível apreciação da Coordenação. Disponibilizou folhas específicas para planejamento semanal. A sistematização do processo de alfabetização deve estar descrita no planejamento. 
4 - Dia da Criança: A troca de opiniões ocorrerá no blog para que todos tenham acesso! 
Proposta da equipe gestora depois de reunião no dia 24/09, sábado: 
No Mestre Mariano: Que cada professora faça na sua sala de aula atividades lúdicas e um lanche coletivo no dia 14/10, sexta-feira. Pode distribuir lembrancinhas se for de sua vontade. 
No prédio da Escola Brigadeiro: Assim que estivermos de volta ao prédio faremos uma grande festa de retorno com o tema o Mundo Encantado da Leitura, onde cada turma trabalhará diversas atividades de um escritor diferente. Haverá uma gincana literária a ser combinada.
o DIÁLOGO ESTÁ ABERTO! É só  participar fazendo comentários:
Beijos,
Regina Karla 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

JOGO NA ALFABETIZAÇÃO


Por que razão os jogos e histórias, continuam sendo um elemento sempre presente na humanidade?

Sabemos que a palavra lúdica vem do latim ludus e significa jogo e é neste jogar que estão incluídas as atividas que, se usados de maneira correta e indutiva pelo profissional que o aplica, poderá exercer a função de revelar o que há sob as máscaras socias, sob o discurso aprendido; é o jogo que transforma e desenvolve a nossa compreensão de mundo,independente de época, cultura e classe social. Excelente ferramenta para gestão de mudanças, não acham?
Não podemos deixar de lembrar que a criança está sempre perguntando:
‘’Professor, vamos brincar?
E nós nos perguntamos: ‘‘Por que não viver brincando?’’

Afinal, brincar é coisa séria.

Questões como essas se fazem presentes no dia-a-dia do consultor de T&D , de R&S , de educadores e, por inúmeras vezes, nos preocupa e faz com que nos lancemos nesta aventura de experimentar o que para nós ainda é novo. Mesmo que para tanto temos o mínimo de espaço possível no costumeiramente parido mundo corporativo e mesmo nas escolas.

E ao resgatarmos as funções do lúdico na formação de professores, consultores e multiplicadores estamos retomando a história e a evolução do homem na sociedade,.

Jogos , no passado próximo eram vistos como fúteis, pueris e tinham como objetivo a distração e o recreio .
Hoje, o jogo torna-se a cada dia mais respeitável, sendo ferramenta de aprendizagem, de gestão, de liderança , de mudança.

De onde vem seu fascínio?
Dele mesmo, de sua intensa força. Vejamos:


• As atividades lúdicas possibilitam exercitar as resistências ’’pois permitem a formação do auto conceito positivo;
• As atividades lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral do ser humano em seu processo de melhoria contínua já que através destas atividades a pessoa se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente.
• O Jogar é uma necessidade básica assim como são a nutrição,a saúde,a habitação e a educação ;
• O jogo é essencial para a saúde física e mental; para o tão buscado equilíbrio;
• O jogo simbólico permite ao ser humano vivências do mundo , repensando, recriando, percebendo mais nitidamente seu papel nele.


"Você pode descobrir mais a respeito de uma pessoa numa hora de jogo do que em um ano de conversação." (Platão)

sábado, 10 de setembro de 2011

JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO

Dominó móvel

Este é um dominó muito mais divertido do que o tradicional, pois as próprias crianças serão as peças do dominó. É muito simples. Confeccione juntamente com as crianças plaquinhas (utilizando papel cartão, canetões e barbante) com figuras desenhadas e outras com a palavra correspondente às figuras. Deixe que as crianças corram pelo espaço livremente, “embaralhando as peças”. A um sinal seu, elas deverão formar duplas, encontrando a “peça” que corresponde a sua. Agora todos juntos, vamos conferir?

Caracol utilizando dois dados

Desenhe no chão, utilizando giz de lousa, um caracol (aqueles que a gente costumava brincar no nosso tempo...). Confeccione também, dois dados, sendo um tradicional, com números, e no outro, escreva as vogais Cada criança tem que jogar os dois dados (podem ser confeccionados com papelão e encapados com plástico do tipo contact) e, por exemplo, se a criança jogou e apareceu o número 2 e a vogal a, ela deverá andar 2 casas, porém, se antes disser uma palavra que comece com a vogal a. E assim sucessivamente, até que todas as crianças cheguem na cabeça do caracol. Vence a criança que chegar primeiro.

Equipe criativa

Neste jogo, as crianças serão estimuladas a escrever palavras usando a criatividade, além de poder trabalhar em equipe. Separe duas equipes, por exemplo: meninas X meninos. Cada equipe receberá uma cesta contendo diversas letras do alfabeto (pode-se utilizar o alfabeto móvel ou até mesmo pedaços de cartolina com as letras escritas). Estipule um tempo determinado, que você poderá marcar com uma ampulheta ou no seu relógio. Vence a equipe que conseguir escrever o maior número de palavras, até que o tempo se esgote. Quanto às regras, você poderá criá-las e mudá-las de acordo com o seu objetivo. Por exemplo: palavras começadas com a letra p, ou palavras de coisas que você pode encontrar na nossa sala de aula, palavras que contenha a vogal a, etc...

Competição de circuito e lousa

Este jogo é muito bom para as crianças que já conseguem escrever e que têm dificuldade em grafar alguma letra. Desenhe no chão dois circuitos iguais, utilizando giz de lousa ou fita crepe, “desenhando” várias vezes, uma determinada letra, por ex: aaaaaaaaaaaaa. Separe duas equipes. Cada equipe deverá formar uma coluna em frente ao circuito correspondente. A primeira criança de cada equipe irá começar correndo pelo circuito, fazendo com o seu corpo, o movimento correto da escrita daquela letra, até o final. Ao acabar a corrida, deverá ainda escrever na lousa uma palavra que se inicie com a letra do circuito. Essa criança voltará e baterá sua mão na mão do próximo colega (o primeiro da coluna) e se posicionará no final da coluna da sua equipe. O próximo colega fará o mesmo, até que o primeiro participante de uma das equipes, volte a ser o primeiro da coluna. Essa será a equipe vencedora! Ao final da brincadeira, você irá corrigir as palavras, juntamente com as crianças.

Detetive

Você deverá esconder pela sala de aula várias palavras e entregará para cada dupla de crianças, uma figura correspondente às palavras que você escondeu. Cada dupla deverá sair pela sala em busca de "sua" palavra. Vamos ver qual dupla foi a primeira a encontrar a palavra? Será que todas as duplas encontraram as palavras certas?

Idéias diferentes para bingos

•  Em cada cartela, deve conter desenhos e palavras. Você irá “cantar” uma palavra e a criança deverá achar em sua cartela a palavra escrita ou desenhada. (um desafio a mais!).
•  Ao invés de “cantar” a palavra pronta, você poderá “cantar” uma frase, por exemplo: “Usamos para escrever e não podemos apagar com a borracha”, a criança deverá procurar a palavra: caneta. (você deve formular o jogo com muito carinho, utilizando frases ou perguntas inteligentes, certificando-se de que haverá relação entre o que você “cantou” e o que há nas cartelas).
•  Você poderá escrever nas cartelas palavras com letra bastão e cursiva e ao “cantá-las”, especificar. Por exemplo: Macaco, escrito em letra bastão.
•  Você poderá fazer o bingo trabalhando nele o conteúdo que você está trabalhando em sala de aula. Por exemplo: meios de transporte. Nesse caso, você “cantará” apenas palavras como carro, avião, etc.
E por aí vai... Use a imaginação e lembre-se que o bingo, além de ser muito divertido, poderá ser um ótimo meio para você perceber as dificuldades dos seus alunos.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

SISTEMATIZANDO A ALFABETIZAÇÃO


Começo escrevendo sobre a importância da metodologia a ser seguida no processo de alfabetização. A sistematização do que ensinar, por isso é tão importante o planejamento.
A metodologia do psicolingüístico é super interessante e pode ser seguida, mesmo o professor utilizando outros métodos.
1° momento: Fazer a leitura de texto significativo para a criança ou fazer uma atividade que possa ser rica para o aluno e dar boas oportunidades de escrita de texto.
Vamos trabalhar com o livro da Sonia Junqueira O macaco e a mola
Texto:
Trabalhando o texto: Envolver a palavra macaco e mola no texto.

O macaco vê a mala.

O macaco cutuca a mala.

Da mala pula a mola.

A bola pula, a bola rola.

A mola galopa como o  cavalo.

A mola rebola como o robalo.

O macaco fica mole de medo.

 - A mola vira, bala, caneco, fita, boneca e peteca.

O macaco fica parado.

- a mola será pirada?

Pega-pega, pula, pula!

A mola pula no pé do macaco.

O macaco roda.

A mola roda. Tudo roda.

O macaco cutuca a cuca.

A mola será caduca?

A mola pula de novo.

A mola pula na mala.

Epa! Agora o macaco já sabe.

Nada de mola caduca!

Nada de mola pirada!

A mola é mágica!

2° momento: Escrever frases no blocão sobre o que mais gostaram do livro.

       3° momento: Escolher uma frase produtiva para trabalhar.

Por exemplo: O macaco cutuca a mala.

        Trabalhar com o sintagma nominal:

&  O que mais o macaco pode cutucar? Listar.

&  A frase: como inicia a frase? Letra maiúscula  Como termina a frase? Ponto final.

&  Embaralhar a frase e colocar na ordem.

 Trabalhar o sintagma verbal:

&  O que mais o macaco pode fazer com a mala? Listar.

4° momento: Agora, vamos trabalhar com as palavras:

O macaco cutuca a mala.

&  O que começa igual a Macaco? Listar.

&  O que termina como macaco. Listar.

&  O que começa como mala?

&  O que termina como mala?

macaco              macaco                mala

mala                          cola                  lata

mato                          copo                 lama                     

mapa                          como                lápis

5° momento: Trabalhando com as sílabas

ma – me – mi -  mo - mu

ca - co – cu

la – le – li – lo – lu


6° momento: Formar novas palavras com as sílabas trabalhadas.

7° momento: Formar novas frases.







8° momento: Formar novos textos com sentido para os alunos.

APRESENTANDO O BLOG

Olá meninas!
Estamos vivendo um ano atípico em nossa escola.
Mas, apesar de todo o transtorno continuamos entuasiasmadas com o nosso trabalho.
Este blog, vai tratar basicamente do processo de alfabetização e letramento em nossa escola. Será para troca de experiências, centro de estudos,etc.
Já fazíamos isto por e-mail, agora ficaremos mais expostas, mas o nosso trabalho merece. 
Neste ano, ainda temos alunos que não construíram a processo de leitura e escrita no 3° ano. Não está só aí a nossa preocupação, está com todos os alunos que não conseguiram no 1°, 2° e 3° anos. Por isso, vamos lá! Os alunos são nossos, e vamos conseguir!
Haverá várias postagens durante a semana para suprir os Centros de Estudos que são escassos. Vocês estão convidadas a postar suas ideias, propostas e experiências. o blog é nosso! Estamos juntas e misturadas!
Beijos,
Regina Carla

LER DEVIA SER PROIBIDO