Silabário
Para jogar:
Se não houver a possibilidade de construir um silabário para cada criança, será
necessário um para cada grupo de 3 ou 4 crianças.
Formas de
jogar:
1 - O
professor leva as fichas e sorteia, as crianças montam as palavras sorteadas,
depois registram no caderno. Pode-se, ainda, pedir que identifiquem a letra
inicial/final, número de letras, vogais e consoantes. Dependendo do nível,
pode-se solicitar que separem as sílabas.
2 - Em grupo,
cada criança recebe um determinado número de tampinhas. Um por vez deve tentar
formar palavras colocando apenas uma tampa no tabuleiro, sendo possível
aproveitar as sílabas/letras dos demais integrantes.
3
- Cada criança forma 4 palavras no silabário, depois, preenche os espaços com
sílabas soltas e troca o silabário com o colega, que deverá localizar as
palavras formadas pelos amigos. Depois deverá ser feito um registro da
atividade no caderno
Memória 3D - figura e palavra
Jogo da
memória com imagem e nome da palavra. Podem ser usadas letras bastão ou
cursiva, minúscula ou maiúscula, dependendo do nível de escrita da turma.
Jogo do Talharim
Este jogo
consiste em que cada participante, caso acerte, pode pegar mais uma massa,
desta vez sem nenhum fonema, para que assim consiga montar no seu prato uma
macarronada.
Objetivo:
Consciência fonêmica - Identificação do fonema inicial e segmentação fonêmica.
Material : 1
panela, 4 pratos, 4 garfos e macarrão em E.V.A.
Como jogar:
Cada participante escolhe um pratinho e um garfo. Um participante desafia o
outro tirandode um recipiente uma palavra.
O jogador
deverá olhar para dentro da panela de talharim e apenas com o garfo mexer na
massa tentando pegar a que tiver o fonema inicial referente a palavra
escolhida. Em seguida, o jogador deverá falar o som do fonema que encontrou.
Ganha
o jogo quem conseguir colocar no prato o maior número de massas.
Pescaria
Objetivo:
Desenvolver a consciência silábica.
Materiais
necessários : Caixa para pescaria, peixes com letras, anzol.
Modo de
jogar: O jogador retira de um envelope uma ficha com uma figura. O mesmo deverá
encontrar o peixe que contém a letra que inicia a figura. Deve dizer o nome da
figura, segmentando-a silabicamente e classificando-a pelo número de sílabas.
Em seguida, deverá colocar o peixe no aquário adequado ao número de sílabas.
Podem
ser somados pontos por acerto.
Alfabeto móvel
Objetivo :
Promover a construção de palavras utilizando o alfabeto móvel.
Materiais
necessários: tampinhas, revistas, tesoura e cola.
Modo de jogar
: formar palavras utilizando as tampinhas com o alfabeto.
Bingo das letras
O professor
oferece uma cartela onde estão escritas as palavras faltando uma letra. De
acordo com o sorteio, as crianças completam as palavras com o apoio do alfabeto
móvel.
Caixas ilustradas
Objetivo :
Desenvolver a percepção da linguagem escrita; promover a associação da palavra
com a figura e dos grafemas com os fonemas.
Materiais
necessários :Caixinhas de fósforo; figuras pequenas; letras recortadas.
Modo de jogar
: As professoras deverão formar as palavras de acordo com a figura
Jogo da memória das letras
Objetivo:
Desenvolver a memória e identificar as letras que compõem o alfabeto,
relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra.
Materiais necessários:
Cartas com as letras do alfabeto
Boliche do alfabeto - Jogo das
argolas
Objetivos:
Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada
palavra; Desenvolver a coordenação ampla.
Materiais
necessários: embalagens de refrigerante e bola.
Modo
de jogar: Ao derrubar as garrafas, deverá identificar a letra e dizer uma
palavra que inicie com a mesma.
Quebra-cabeça com palitos ou
caixas
Objetivo:
Familiarizar as crianças com a noção de palavras e sílabas.
Materiais
necessários: fichas em forma de quebra-cabeça, palitos ou caixas.
Vence a
equipe que formar o maior número de palavras.
Jogo das abelhas
Objetivo:
Consciência fonêmica - identificação do fonema inicial e segmentação fonêmica.
Materiais
necessários: Abelhas e mãozinhas em E.V.A.
Modo de
jogar: O professor sorteia uma letra e produz o som da mesma. Cada integrande
da equipe ficará com uma mãozinha. O aluno que identificar a letra deverá bater
na abelha com a mãozinha, ficando com a mesma caso esteja correto.
Ganha
quem tiver mais abelhas.
Trilha Alfabética
Objetivo:
Consciência fonêmica
Materiais
necessários: Placas de E.V.A. com as letras do alfabeto e dado numérico.
Modo de
jogar: O jogador joga o dado, anda as casas correspondentes e executa a tarefa
determinada pelo professor.
Mais perto do 10
Objetivos:
Noção de quantidade; representação numérica, soma, subtração.
Materiais
necessários: Caixa com 30 palitos ou mais; marcadores para identificar os
pontos de cada participante (fichas, tampinhas, botões...); tabuleiro.
Como jogar:
Cada participante tenta tirar um conjunto de 10 palitos sem contar nem olhar.
Cada um marca no tabuleiro a quantidade de palitos que tirou e devolve à caixa.
Quem tirar 10 palitos ganha um ponto. Se o número de palitos não estiver no
tabuleiro o jogador perde a rodada.
Depois
de 4 rodadas, ganha quem tiver mais pontos.
Varal das letras
Montar 4
alfabeto completos, incluindo K,Y, W.
Selecionar o
mesmo número de imagens (que possuam 4 letras).
A criança
escolhe uma imagem e procura no varal as letras que formam seu nome.
Alfabeto concreto
Uma faixa com
as letras do alfabeto. Cada bolso recebe uma figura, cujo o nome inicia
com a letra que está no bolso.
Confeccionado
em feltro.
Como jogar:
1 - Cada
criança recebe um determinado número de figuras e deve organizar dentro dos
bolsos.
2- Divididos
em duas ou três equipes, cada uma recebe um número de figuras, quem organizar
primeiro ganha um ponto.
3-
Organizar livremente, de acordo com a letra inicial.
Jogo dos antônimos
1 - Com as
figuras viradas para baixo, uma criança por vez tenta formar pares. É
preciso achar o par para figuras como grande/pequeno - alegre/triste -
cheio/vazio.
2- Cada
criança recebe uma ficha e deve encontrar seu par.
Jogo da velha
Jogo da velha
tradicional, confeccionado em 3D, com papelão do meio do papel higiênico e
caixinhas de sabonete.
O objetivo é
colocar 3 figuras iguais na diagonal, horizontal ou vertical.
Bingo fonológico
Bingo
inspirado no jogo tradicional, no entanto, o professor sorteia apenas a sílaba
inicial da figura.
Jogo dos balões
Materiais
necessários: Cartelas com figuras de balões numeradas e fichas que somem até a
quantidade desejada.
Modo de
jogar: A criança sorteia duas fichas, faz o calculo mental e marca o valor
correspondente na cartela.
Boneca das emoções
Em rodinha as
crianças se comunicam com a boneca, usando apenas uma palavra (sentimento).
Depois, cada criança a leva para casa e devolve no dia seguinte, relatando aos colegas
tudo o que a boneca fez durante a visita e porque gostou de levá-la para casa.
É
ideal para primeiros dias de aula ou turminhas com problemas de relacionamento.