terça-feira, 13 de agosto de 2013

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS



O encantamento dos contos de fada.

As histórias infantis têm papel fundamental na formação do indivíduo, tornando-o criativo, crítico e capaz de tomar decisões.
Quando se conta uma história, deve-se ter em mente que aquele momento será de grande valia para a criança, pois através desses contos será formado um banco de dados de imagens que será utilizado nas situações interativas vividas por ela.

Recomenda-se que o educador faça todo um ritual antes do momento de contar histórias.
O ideal é que o professor, ao contar uma história, tenha uma diversidade de estratégias sendo consideradas como principais: tocar a imaginação dos alunos, saber como utilizar a expressão corporal, o ritmo, o gesto, e principalmente a entonação da voz, fazendo com que nesse momento a criança fique envolvida pelo encantamento e pela fantasia.

Sugere-se ao professor que crie em sua sala de aula o livre acesso aos livros através de um cantinho de leitura no qual fiquem disponíveis aos alunos livros, revistas, jornais etc., facilitando o manuseio.
Orienta-se que o professor se informe mais sobre os aspectos que estão envolvidos na apropriação no processo da leitura e seus aspectos fundamentais na visão linguística  psicológica, social e fisiológica. Ressalta-se que quando se tem domínio de certo papel a desempenhar o resultado é totalmente diferenciado e qualificado.
Publicado por: Elen Cristine em  Mundo Educação 

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

COMO TRABALHAR O DICIONÁRIO NA SALA DE AULA

O dicionário é uma “listagem, geralmente em ordem alfabética, das palavras e expressões de uma língua ou um assunto com seus respectivos significados ou sua equivalência em outro idioma” (HOUAISS, 2010, p. 258).
Talvez você ache que seu aluno ainda não está pronto para entender esta definição, então versões infantis de dicionários trazem definições como: “livro que traz uma lista de palavras, geralmente em ordem alfabética, e o que elas querem dizer” (HOUAISS, 2009, p. 138). Essencial para quem está aprendendo a ler e escrever e um grande vício para quem sabe usá-lo em sua plenitude de funções, o dicionário pode ser um grande aliado em sala de aula.
O “pai dos burros” tem uma origem antiga, já que gregos e romanos já o utilizavam para esclarecer suas dúvidas. Ainda que não fosse organizado em ordem alfabética, continha definições de conteúdos linguísticos ou literários, bem úteis para esclarecimentos. Consultar o dicionário é um hábito que deve ser incentivando desde a infância. Dessa forma, a criança se familiarizará e terá menos dificuldade na hora de escrever, além de aprender que, ao surgir alguma dúvida na escrita das palavras, ela poderá saná-la com o dicionário.
Veja algumas atividades que podem ajudar os alunos a criarem este hábito:

  •  Produção de um dicionário da classe
Peça para as crianças procurarem dicionários em casa. Assim que todas as crianças estiverem com um dicionário em mãos, a professora deve explicar que há diferentes dicionários e que em sala eles usarão um direcionado a crianças, com definições mais simples, de acordo com a faixa etária. Agora as crianças criarão um dicionário em ordem alfabética com o nome da turma. Você poderia propor que eles colocassem a definição de seus nomes, descrições de natureza física e afetiva sobre os colegas para compor as definições.

  •  Ordem alfabética dos nomes
Cada aluno escreve em um papel o nome do colega que vem na sequência do seu nome na lista de chamada; o último da ficará encarregado de escrever o nome do primeiro. Nesse momento, dependendo da idade das crianças, é importante ter um cartaz de “Chamada” com o nome dos alunos em ordem alfabética. O professor embaralha todos os nomes e depois solicita aos alunos quem coloquem os papéis em ordem alfabética, colocando-os numa cartolina para serem visualizados por todos.  Para crianças maiores você usar o sobrenome e aproveita para explicar como funciona a ordem alfabética quando a criança tem dois sobrenomes.

  •  Jogo de adivinhação
Divida a sala em três grupos; todos os grupos consultarão o dicionário e escolherão uma palavra pouco usada por eles. O grupo do dicionário escreverá em seus cadernos a definição da palavra de acordo com o dicionário, enquanto as outras equipes criarão uma definição para a palavra escolhida. Ao terminarem, um grupo lê as duas definições para o outro, que deve dizer qual a definição denotativa e qual a formulada pelos colegas.
Escrevam para a gente mais dicas de utilização deste recurso em sala de aula e lembre-se de estimular seu aluno a sempre buscar seu próprio conhecimento. Para mais informações sobre origem do dicionário, acesse http://ow.ly/7aMxM

Escrito por Debora Balisardo, pedagoga.

O DICIONÁRIO NA SALA DE AULA

Olá professoras!
No mês de junho recebemos do MEC, pelo PNLD,  dicionários para serem trabalhados em sala de aula. São de diferentes autores o que enriquecerá ainda mais as atividades.
Há três  tipos de dicionários:

  1. Dicionário de tipo 1 para o 1º ano do Ensino Fundamental
  2. Dicionário de tipo 2 de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental
  3. Dicionário de tipo 3 de 6º ao 9º ano do Ensino fundamental




   Sugestão de atividades: 
   Objetivo: Reconhecer a  importância de se utilizar a ordem alfabética, onde podemos utilizar a lista de frequência da turma, a lista telefônica, etc.
   
JOGO DO ALFABETO


  •  Escreva no quadro um tema recentemente trabalhados em sala. Ex: Água.
  •  Peça que escreva palavras que se refere ao tema água. Ex:Poluição, beber, rio, chuva, tratamento, etc.
  •  Peça para eles procurarem o significado no dicionário, colocando em ordem alfabética. Ex. Beber – Chuva – Poluição – Rio - Tratamento etc.
  •  Determine um tempo e peça que seja o mais rápido que puderem. Se gostarem da ideia, pode ser um concurso.


SUGESTÃO DE LEITURA: 
"Traça de A a Z" é a história de uma traça que entra em um dicionário, porque quer morar no zoológico e acha que será bem alimentada e vai passando por todas as letras e ao final quando chega no Z descobre o quanto aprendeu nesta viagem. 
   

AGRUPAMENTO DE PALAVRAS: 
 Podem ser colocadas fichas presas no quadro e as crianças em duplas ou grupo, depende da quantidade de dicionários disponíveis, terão que encontrar estas palavras, o ideal é utilizar palavras de fácil compreensão.

 O grupo ou a dupla que encontrar primeiro deve ler para os colegas o significado.
 Pode ser feita uma exposição de dicionários no fundo da sala onde todos poderão visitar e manusear livremente.


   DICIONÁRIO DA TURMA
como sugestão cada aluno recebe uma folha do dicionário com uma letra e ele terá que escolher uma palavra iniciada com aquela letra e ilustrá-la. 
   Esta atividade pode ser adaptada a faixa etária de cada turma ou material disponível.