domingo, 20 de abril de 2014

JOGO TRILHA DO ALFABETO

TRILHA DO ALFABETO
JOGOEm grupo no máximo 5 crianças.
MATERIAL: Uma folha grande de papel pardo com o desenho de uma trilha. A trilha deve conter as letras do alfabeto. Uma casa para cada letra do alfabeto, algumas com desafios como: imitar um animal, voltar uma casa, falar uma palavra iniciada com a mesma letra do colega que está mais próximo de você se acertar pode avançar 1 casa e marcadores para indicar em que casa o jogador está, pode ser tampinhas de garrafa pet e um dado.
REGRA DO JOGO:
Joga-se o dado para decidir quem começará o jogo (quem tiver o maior número no dado deve ser o primeiro a jogar).
• O primeiro jogador lança o dado e conta as casas que andará, correspondente ao número do dado.
• O jogador verifica a letra que está na casa que ele está ocupando e diz um nome ou uma palavra iniciada com aquela letra. Se não souber pode pedir ajuda aos colegas.
• Quando cair na casa com tarefa executar a tarefa solicitada.
• Vence que chegar ao final da trilha primeiro.
OBJETIVO: Aprender a conhecer as letras do alfabeto e os números relacionando a palavra ao nome do colega, cumprindo todas as tarefas pedidas e respeitando as regras do jogo.
VARIAÇÃO: Pode-se pedir aos alunos que digam uma palavra que se inicie com a letra em que caíram.


TRABALHANDO COM FRASES


. Introdução da Primeira Frase:


 A - PREPARAÇÃO
- Trabalho corporal em psicomotricidade: corpo como um todo - onde começa e termina;
- Relação com boneco imóvel (tudo o que a professora fizer com o boneco as crianças deverão fazer com o corpo);
- Movimentos com o corpo (exercícios, dança. etc...);
- Confecção de cartazes com títulos:
- Pedir que cada aluno faça (dramatização) alguma coisa com seu corpo, registrar, em frase, e ilustrar com as crianças.

    Ex.: MANOEL CORRE.
           ROMERO ANDA.
          ALINE DANÇA.
          MARIA ESCOVA OS DENTES.
          TIAGO PULA. 

- Introduzir os verbos no imperativo afirmativo e depois no imperativo negativo.
             PULE  X  NÃO PULE;
            CORRA X NÃO CORRA;
            ANDE X NÃO ANDE; etc. 

- Ler com as crianças todas as frases, fazendo sempre as perguntas direcionadoras: quem? o que faz? oralmente, em fichas e com sinais específicos de “quem” e “o que faz”.

    Obs: É importante trabalhar inicialmente as estruturas frasais: 

    1º - Quem?   O que faz?
    2º - Quem?  O que faz? O quê? 

- O professor deverá promover jogos e ou/brincadeiras para que os alunos interiorizem o Sintagma Nominal que responde à pergunta: quem?
- Atividades:
  • Cobrir uma criança como saco de papel onde por fora deverá estar escrito: Quem?
  • As crianças deverão então adivinhar QUEM está dentro do saco.
  • Vendar os olhos de uma criança. Em seguida, chamar uma outra criança para que aquela que está com os olhos vendados, através do toque, descubra QUEM a tocou.
    B - INTRODUÇÃO DA FRASE: 
- Rever todos os movimentos que se pode fazer com o corpo;
- Pedir ao aluno que “pulou” nas atividades anteriores que faça novamente essa ação, para que se possa registrar o que ela faz.
    Exemplo:
- Propôr a ilustração da frase pelas crianças;
- Apresentar a frase escrita em uma ficha. Ler com os alunos:

    Perguntar:
    Dividir a frase:
- Destacar a palavra PULA, explorando-a em diversas situações:
  dramatizando: pular corda;
                         pular amarelinha;
                         pular com um pé só...
  mudando o sujeito da oração.
- Trabalhar com a palavra PULA:
- número de letras;
- letra inicial e final (relação com os pré-nomes, rótulos e objetos);
- confecção no alfabeto de palavras com “P”;
- recorte de gravuras;
- montagem de palavras, tirando letras de revistas:
        Ex.:

- Dividir a palavra PULA em sílabas:
- Trabalhar foneticamente o “P” e L”, alternando as vogais;
- Formar outras palavras iniciadas com “P”:

    Ex.: PÉ - PAU - PAPAI - PIPA - PÃO - PODE - PÁRA...
- Trabalhar graficamente estas palavras:
·         número de letras;
·         comparação entre as palavras (o que tem semelhanças e de diferenças);
·         cruzadão;
·         cartaz;
·         exposição de material concreto;
·         exercícios de fixação (diversos);
·         ditados orais e em língua de sinais.
- Produzir um texto, com os alunos, descrevendo um colega, a fim de localizar a palavra “pula” no contexto.
    Ex:
- ler, interpretar e ilustrar o texto com os alunos, de forma coletiva e individualmente;
- Apresentar outros textos, poesias, músicas que contenham palavras com “P”, para leituras incidentais e ampliação de vocabulário. Ex.: Música:
- Ler com as crianças e utilizar a Língua Brasileira de Sinais;
- Interpretar o vocabulário e a idéia do texto;
- Pedir que circulem as palavras que comecem com “P”;
- Relacioná-las fazendo contagens de letras e comparações:
-       Realizar atividades diversas: cruzadão, construção de palavras com fichas e letras de revistas, etc...
- Confeccionar o primeiro dicionário de palavras com a letra “P”:
·         Com palavras já apresentadas: PÉ - PAU - PIA, etc... que deverão ser cobradas em nível de leitura orofacial e de emissão;
·         Com as palavras incidentais que irão enriquecer o vocabulário de palavras com “P” e que deverão ser cobradas em nível de sinalização.
    Obs.: Aproveitar as datas comemorativas e os conteúdos de outras áreas e atividades  para também trabalhar palavras com “P”.
    Ex.: - Dia do trabalhador e profissões:
       P: PADEIRO, PEDREIRO, PROFESSOR;
           - Higiene:
       PENTE, PERFUME, ETC.
    O professor deverá estar atento para aproveitar todas as oportunidades a fim de explorar a letra P e criar outras atividades.
- Repetir as orientações anteriores, quando iniciar o estudo com a letra L. O professor retoma a palavra PULAe desenvolve as atividades já formando outras palavras com P e L.
    Ex.: LUA - PELÉ - LUPA - etc... 


     Introdução da Segunda Frase: 
- Iniciar o estudo a partir de conteúdo de “ciências”. ANIMAIS
- Utilizar exercícios de psicomotricidade no momento em que o professor estiver trabalhando o conteúdo: locomoção dos animais
·         trabalhar a representação corporal. Ex.: “A cobra arrasta. O passarinho voa. O sapo pula. O peixe nada”.
- Confeccionar cartazes:
- Ler e explorar o texto, fazendo sempre as perguntas:
·         Quem?
·         O que faz
    Ex.: Quem arrasta? A cobra faz o que? (ou que a cobra faz?)
- Destacar a frase  e dramatizá-la.
O QUE FAZ?
- Ilustrar a frase coletiva e individualmente.
- Destacar a palavra SAPO, explorando, utilizando, por exemplo, ma miniatura de sapo.
    Ex.: Quem já viu um sapo? - Como ele é? etc...
- Realizar a exploração gráfica da palavra :
·         Número de letras;
·         Letras já conhecidas = A - P - O;
·         Letras iniciais S
·         Trabalho fonético do ponto de articulação e junção com outras vogais: SAS - SO - SE - SU - SI;..
·         Relação com pré-nomes e rótulos da sala;
·         Formação de outras palavras: saia - sala - sapo - sai;
·         Exercícios com estas palavras;
·         Ditado oral e em sinais:
·         Produção de texto com identificação de palavras com S;
·         Confecção de cartazes;
·         Vocabulário de palavras concretas com S;
·         Cruzadão, bingo, dominós;
·         Música e poesias para destacar palavras com S;
·         Outros conteúdos e datas comemorativas para trabalhar palavras com S;
·         Dicionário: palavras sistematizadas e incidentais: Ex.:
o    Sistematizadas: SAIA - SALA - SAPO
o    Incidentais: SABONETE - SAPATEIRO, etc.

     Introdução da terceira frase: 
- Introduzir a frase a partir do conteúdo ;
- Apresentar filmes alusivos ao tema (interpretação, dramatização, ilustração);
- Apresentar estórias sobre higiene (interpretação, dramatização, ilustração);
- Trabalhar, na “vendinha”, os objetos utilizados para higiene corporal e ambiental;
- Fazer cartazes com rótulos:
- Trabalhar músicas ou poesias;
- Fazer relação de palavras, de objetos, que usamos para higiene do corpo e do ambiente

-    CORPO
sabonete
escova
pente
cotonete
creme dental
toalha
etc.
-       AMBIENTE
sabão 
detergente
desinfetante
cera
álcool
vassoura
etc.
-       Explorar as palavras, mostrando-as no concreto.
-       - Conversar, novamente, sobre o que devemos fazer com a nossa casa, roupas e brinquedos: LAVAR.


  • Explorar a palavra “lava”, utilizando a Língua Brasileira de Sinais e proporcionando sua significação.
O que podemos lavar?
O que você lava em casa?
  • Registrar as respostas dos alunos:
- Moisés lava os sapatos.
- Ana Cláudia lava a saia.
- Rebeca lava as panelas.
- Jean lava o tênis.
- Fabiana lava os cabelos.
  • Ler e interpretar através das perguntas:
- QUEM?         - O QUE FAZ?         - O QUÊ?
- Formatar a estrutura: SUJEITO - VERBO - COMPLEMENTO
  • Apresentar alguns briquedos “sujos” para as alunos.
  • Perguntar se está certo, deixar os brinquedos sujos. Explorar cada um.
    • O que temos a fazer? LAVAR;
    • Solicitar que os alunos lavem os brinquedos;
    • Perguntar o que é necessário para se lavar alguma coisa: água, sabão.
- Apresentar, no momento em que uma aluna estiver lavando a boneca, a seguinte frase:
- Ler a frase e propôr sua ilustração, individual e coletiva;
- Dividir a frase em partes, com a utilização das perguntas direcionadoras:
- QUEM?    O QUE FAZ?    O QUÊ?
- Trocar o sujeito ou o objeto da frase:
  • Montar a frase novamente;
  • Destacar a palavra LAVA:
  • Trabalhar a letra inicial e a final:
  • Trabalhar número de letras e verificar quais as letras são necessárias: L A V A;
  • Relembrar palavras que iniciem com L;
  • Dividir em sílabas: LA - VA;
  • Destacar a segunda sílaba: VA;
  • Apresentar a letra V (sinal, ponto de articulação), relação com nomes e rótulos;
  • Realizar a junção do V com outras vogais;
  • Organizar a formatação de palavras sistematizadas:
  • VELA - VIOLÃO - VOVÓ -OVO - UVA - LUVA - LEVA - VAI - VIOU - VÊ, ETC.
- Organizar:

  • atividades diversas para fixação: cruzadão, bingo...
  • ditado, dessas palavras, de forma oral e em sinais;
  • estruturação de frases com essas palavras;
  • montagem de texto com essas palavras;
  • cartazes com palavras iniciadas com V;
  • construção de palavras com letras tiradas de jornais ou revistas;
  • músicas;
  • relação com outros conteúdos e datas comemorativas.
    • Apresentar as palavras com a acentuação correta.
    • Destacar os sinais gráficos da acentuação.
    Obs.: Pelo que o professor pôde observar a apresentação de cada frase provoca vários exercícios enriquecedores. Cabe agora a cada professor criar, com seus alunos, a “estória” que proporcionará a apresentação das próprias frases, e das próximas etapas e assim sucessivamente.
   
RETIRADO DO BLOG : CANTINHO DO EDUCADOR INFANTIL