1-Dinâmica do nome
Objetivo: quebrar gelo.
Pode ser proposta no primeiro dia em que o grupo se encontra. É ótima para gravar os nomes dos colegas.
Procedimento: Em círculo, assentados ou em pé, os participantes vão um a um ao centro da roda ( ou no próprio lugar), falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e o gesto dele, e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o oitavo deve começar um outro ciclo de 8 pessoas.(Autor desconhecido)
2-Dinâmica do “Mestre”
Objetivos: socializar, desinibir, coordenar.
Em círculo, os participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este deve sair do local. Em seguida, os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/mímicas. Tudo que o mestre fizer , todos devem imitar.
O adivinhador tem duas chances para saber quem é o mestre.
*Se errar, volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
3-Dinâmica: Sorriso Milionário
Material: Bolinhas de papel amassado.
Procedimento:
Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada bolinha vale R$ 1.000,00. O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel.
Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir.
Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira com mais “dinheiro”, que será o milionário.(contribuição: Renata G. Evangelista)
4-Dinâmica do 1, 2, 3.
Objetivo: Quebrar gelo.
Procedimento:
1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica fácil.
2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palmas. Os outros números devem ser pronunciados normalmente.
3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam as mãos na barriga. O número 3 deve ser pronunciado normalmente.Começa a complicar.
4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que devem dar uma “reboladinha”. A situação fica mais divertida.
(Contribuição de Ricardo José Rodrigues)
Objetivo: quebrar gelo.
Pode ser proposta no primeiro dia em que o grupo se encontra. É ótima para gravar os nomes dos colegas.
Procedimento: Em círculo, assentados ou em pé, os participantes vão um a um ao centro da roda ( ou no próprio lugar), falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e o gesto dele, e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o oitavo deve começar um outro ciclo de 8 pessoas.(Autor desconhecido)
2-Dinâmica do “Mestre”
Objetivos: socializar, desinibir, coordenar.
Em círculo, os participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este deve sair do local. Em seguida, os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/mímicas. Tudo que o mestre fizer , todos devem imitar.
O adivinhador tem duas chances para saber quem é o mestre.
*Se errar, volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
3-Dinâmica: Sorriso Milionário
Material: Bolinhas de papel amassado.
Procedimento:
Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada bolinha vale R$ 1.000,00. O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel.
Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir.
Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira com mais “dinheiro”, que será o milionário.(contribuição: Renata G. Evangelista)
4-Dinâmica do 1, 2, 3.
Objetivo: Quebrar gelo.
Procedimento:
1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica fácil.
2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palmas. Os outros números devem ser pronunciados normalmente.
3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam as mãos na barriga. O número 3 deve ser pronunciado normalmente.Começa a complicar.
4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que devem dar uma “reboladinha”. A situação fica mais divertida.
(Contribuição de Ricardo José Rodrigues)
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