5 de February de 2013 às 10:50 | Educação Infantil - Leninha Ruiz
A organização dos espaços e materiais nas salas de Educação Infantil são aspectos determinantes na construção de conhecimentos, da autonomia e da convivência com o outro. É preciso considerar as características da faixa etária, a rotina da aula e a proposta pedagógica da escola para planejarmos e definirmos como será a organização dos espaços e a disposição dos materiais.
A melhor forma de deixar a sala acolhedora e adequada à faixa etária é a organização em cantos, dividindo o espaço com estantes baixas e os materiais de uso das crianças organizados e acessíveis a elas.
Os cantos que asseguramos aqui na escola são: do faz de conta (fotos), da construção, da leitura, Arte (fotos), Matemática e Linguagem (fotos). Muitos dos móveis e materiais são confeccionados pelas professoras e estagiárias utilizando caixas grandes de papelão e potes plásticos reaproveitados.
Nas paredes temos 4 murais em cada sala, dois são utilizados pelas professoras dos dois períodos (de manhã é uma turma e de tarde outra) e outros dois para exposição das produções de Arte, aí é um para cada turma. Os murais compartilhados: um é para Linguagem onde são colocados os textos que estão sendo trabalhados no eixo de oralidade, escrita ou música e o outro para as pesquisas de outro projeto, geralmente do eixo de Natureza e Sociedade. O importante é que todos os murais estão na altura adequada ao acesso das crianças, afinal os trabalhos, pesquisas e textos são para que a criança possa apreciar e interagir com eles.
O alfabeto e uma sequência numérica (1 a 30 no infantil 1, 1 a 50 no infantil 2 e até 100 na turma de 5 anos, infantil 3) estão afixados logo abaixo do quadro negro, embora seja bem baixo foi o melhor local que encontramos para que as crianças possam visualizar e colocar as mãos para localizar alguma letra ou número.
O importante é que o alfabeto seja de letra imprensa maiúscula e sem qualquer gravura afinal a letra já tem um significado em si e as crianças sabem e falam “…esse é o P do meu nome”, assim como pode ser o P da Pâmela, da Priscila e com formação silábica totalmente diferentes. A sequência numérica também é só com os números (sem gravuras com 1, 2 ,3…objetos) e aqui a justificativa é que os números têm outras funções além de registrar quantidades (minha casa é nº 600 e não significa que tem 600 casas na rua).
Temos ainda dois gaveteiros (um da turma da manhã e outro da turma da tarde) para que cada criança possa guardar suas produções, cada gaveta está identificada apenas com o nome, sem desenhos ou outros artifícios, para que as crianças memorizem, desde o infantil 1, como é a escrita de seu nome.
E a decoração? Os móveis da mesma cor, os potes também padronizados e organizados, os jogos e brinquedos bem arrumados, os murais com as produções das crianças e os textos de referência já são suficientes para deixar as salas bem bonitas. Em hipótese alguma decoramos com figuras estereotipadas de animais ou personagens, isso descaracterizaria a sala como espaço de aprendizagem. Os livros de literatura e as reproduções de obras de arte (nas sequências ou projetos de Arte) já alimentam o repertório imagético dos pequenos, não podemos confundir a sala de aula com festa de aniversário onde cabe um tema e esse tipo de decoração.
E as salas de sua escola, já estão organizadas? Compartilhe as soluções que você encontrou.
Um abraço, Leninha.
RETIRADO: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/coordenadoras/2013/02/05/o-que-nao-pode-faltar-na-sala-de-aula-da-educacao-infantil/?utm_source=redesabril_fvc&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_gestao?utm_source=redesabril_fvc&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_novaescola
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