Olá professoras!
No mês de junho recebemos do MEC, pelo PNLD, dicionários para serem trabalhados em sala de aula. São de diferentes autores o que enriquecerá ainda mais as atividades.
Há três tipos de dicionários:
Sugestão de atividades:
Objetivo: Reconhecer a importância de se utilizar a ordem alfabética, onde podemos utilizar a lista de frequência da turma, a lista telefônica, etc.
JOGO DO ALFABETO
SUGESTÃO DE LEITURA:
"Traça de A a Z" é a história de uma traça que entra em um dicionário, porque quer morar no zoológico e acha que será bem alimentada e vai passando por todas as letras e ao final quando chega no Z descobre o quanto aprendeu nesta viagem.
AGRUPAMENTO DE PALAVRAS:
Podem ser colocadas fichas presas no quadro e as crianças em duplas ou grupo, depende da quantidade de dicionários disponíveis, terão que encontrar estas palavras, o ideal é utilizar palavras de fácil compreensão.
O grupo ou a dupla que encontrar primeiro deve ler para os colegas o significado.
Pode ser feita uma exposição de dicionários no fundo da sala onde todos poderão visitar e manusear livremente.
DICIONÁRIO DA TURMA
como sugestão cada aluno recebe uma folha do dicionário com uma letra e ele terá que escolher uma palavra iniciada com aquela letra e ilustrá-la.
Esta atividade pode ser adaptada a faixa etária de cada turma ou material disponível.
No mês de junho recebemos do MEC, pelo PNLD, dicionários para serem trabalhados em sala de aula. São de diferentes autores o que enriquecerá ainda mais as atividades.
Há três tipos de dicionários:
- Dicionário de tipo 1 para o 1º ano do Ensino Fundamental
- Dicionário de tipo 2 de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental
- Dicionário de tipo 3 de 6º ao 9º ano do Ensino fundamental
Sugestão de atividades:
Objetivo: Reconhecer a importância de se utilizar a ordem alfabética, onde podemos utilizar a lista de frequência da turma, a lista telefônica, etc.
JOGO DO ALFABETO
- Escreva no quadro um tema recentemente trabalhados em sala. Ex: Água.
- Peça que escreva palavras que se refere ao tema água. Ex:Poluição, beber, rio, chuva, tratamento, etc.
- Peça para eles procurarem o significado no dicionário, colocando em ordem alfabética. Ex. Beber – Chuva – Poluição – Rio - Tratamento etc.
- Determine um tempo e peça que seja o mais rápido que puderem. Se gostarem da ideia, pode ser um concurso.
SUGESTÃO DE LEITURA:
"Traça de A a Z" é a história de uma traça que entra em um dicionário, porque quer morar no zoológico e acha que será bem alimentada e vai passando por todas as letras e ao final quando chega no Z descobre o quanto aprendeu nesta viagem.
AGRUPAMENTO DE PALAVRAS:
Podem ser colocadas fichas presas no quadro e as crianças em duplas ou grupo, depende da quantidade de dicionários disponíveis, terão que encontrar estas palavras, o ideal é utilizar palavras de fácil compreensão.
O grupo ou a dupla que encontrar primeiro deve ler para os colegas o significado.
Pode ser feita uma exposição de dicionários no fundo da sala onde todos poderão visitar e manusear livremente.
DICIONÁRIO DA TURMA
como sugestão cada aluno recebe uma folha do dicionário com uma letra e ele terá que escolher uma palavra iniciada com aquela letra e ilustrá-la.
Esta atividade pode ser adaptada a faixa etária de cada turma ou material disponível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário