Olá amigas!
Classifiquei estas atividades por nível, pois temos turmas muito heterogêneas, onde é mais indicado o trabalho diversificado!
Beijos,
Regina Karla
NÍVEL PRÉ-SILÁBICO:
·       
Trabalho intenso com os nomes dos
alunos,destacando as letras iniciais atividades variadas com fichas,crachás e
alfabeto móvel.
·       
Contato com farto e variado
material escrito,revistas,jornais,cartazes,livros,jogos,rótulos,embalagens
,textos,músicas,poesias,parlendas entre outros.
·       
Avaliação de leitura com e sem
imagem-notícias,propagandas,histórias,cartas,bilhetes,etc...
·       
Hora da leitura-livros,revistas e
jornais a escolha.
·       
Atividades de escrita
espontânea-listas,relatórios,autoditado;
·       
Atividades para distinção de
letras e numerais;
·       
Manipulação intensa com o
alfabeto móvel;
·       
Desenho
livre,pintura,modelagem,recorte,dobradura;
·       
Classificação de palavras ou
nomes que se parecem;
·       
Memorização de como se escreve
algumas palavras;
·       
Relatório oral de experiências;
·       
Produção de texto oral;
·       
Estudo e interpretação de
gravuras;
·       
Análise e síntese de palavras;
·       
Interpretação oral de textos;
·       
Reconto e reescrita de histórias;
·       
Escritas espontâneas;
JOGOS DIVERSOS:
·       
Bingo de letras,de iniciais de
nomes,e outros.
·       
Dominós associando nomes e
iniciais,desenhos,letras;
·       
Baralho de nomes,figuras;
·       
Quebra –cabeças variados com
gravuras,nomes e letras;
-JOGOS COM CARTÕES:
·       
Parear cartões com nomes iguais;
·       
Parear cartões com desenhos;
·       
Parear cartões com letras.
-JOGOS COM O ALFABETO MÓVEL:
·       
Cobrir fichas ou crachás;
·       
Separar e agrupar letras iguais.
-ÁLBUNS:
·       
De rótulos e embalagens;
·       
De nomes, retratos ou
auto-retrato;
·       
Da história da vida do aluno.
-JOGOS E BRINCADEIRAS ORAIS:
·       
Com rimas;
·       
Adivinhações;
·       
Telefone sem fio;
·       
Recado oral;
·       
Jornal falado.
NÍVEL SILÁBICO:
·       
Atividades que envolvam frases e
textos para facilitar a vinculação discurso oral e texto escrito.
·       
Elaboração de textos coletivos.
·       
Reconto e reescritas de
histórias.
·       
Leitura de poesias, músicas,
parlendas e outros textos significativos e previamente memorizados.
·       
Trabalho simultâneo e
inter-relacionado com letras,palavras e textos:
·       
Análise sonora sobre as iniciais
dos nomes próprios e palavras significativas.
·       
Completar lacunas em textos e
palavras;
·       
Listas,escritas espontâneas
diversas;
·       
Atividades para trabalhar com
rimas,sons iniciais,finais e medianos das palavras;
·       
Ditados variados.
·       
Colocar letras em ordem
alfabética.
·       
Cortar o número de palavras de
cada frase.
-NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO:
·       
Jogos e atividades variadas com o
alfabeto móvel e sílabas móveis;
·       
Caça-palavras;
·       
Cruzadinhas;
·       
Leitura e interpretação oral de
diferentes textos,poesias,músicas,parlendas,textos diversos,etc...
·       
Produção de textos coletivos;
·       
Relatório oral e escrito de experiências
vivenciadas.
·       
Escrita de
cartas,bilhetes,listas,anúncios e propagandas.
·       
Análise e síntese de palavras
significativas;
·       
Classificação e seriação de
palavras;
·       
Transcrição de
receitas,brincadeiras,piadas;
·       
Reestruturação de frases de
poesias,parlendas ou músicas que os alunos já sabem de cor;
·       
Trabalhos manuais
recortes,dobraduras,pinturas,encaixes propiciam aos alunos novas formas de
expressão e o uso,em sua linguagem,de novas palavras.
-NÍVEL ALFABÉTICO:
·       
A prática de produção de texto é
uma atividade essencial ao longo de todo o processo de alfabetização.
·       
Produção de texto individual e
coletiva;
·       
Produção de texto a partir do
desenho do aluno,a partir de gravuras em seqüência;
·       
Escrita de textos a partir de
outros já conhecidos pelos alunos;
·       
Atividades a partir de um texto:
·       
 Leituras globais ou parciais;
·   reconhecimento de palavras,frases ou letras no
texto;
·   análise de
palavras do texto quanto ao número de sílabas e de letras,quanto a letra
inicial ou final,etc...
·  ditado de palavras e frases relativas ao texto
trabalhado;
·  remontagem do texto com fichas de frases ou
palavras;
·  produção de um desenho para ilustrar o texto;
·  marcar, no texto mimeografado, nomes próprios e
comuns, rimas, palavras no singular e no plural;
·  separar frases em palavras;
·  construir frases com palavras do texto;
·  completar lacunas de frases e palavras;
·  registrar a frente das frases, o número de palavras
que a compõem;
·  produções de histórias em quadrinhos.
·  Análise de palavras numa frase ou texto;
·  Leitura de diferentes textos: livros, revistas,
cartas, bilhetes, convites, propagandas, anúncios, músicas, poesias, parlendas,
adivinhações, trava-línguas, etc...




achei legal!
ResponderExcluirOlá ProfªRegina, vi a postagem no Rioeduca, do seu trabalho e passei por aqui para conhecer. Parabéns pelo blog e pelo belo trabalho.Estou seguindo o seu blog, para ficar sempre por dentro das novidades.
ResponderExcluirTrabalho na 4ª Cre e também possuo dois blogs.
Um grande abraço. Muita Paz e Luz!
Maria Delfina
http://ler-com-prazer.blogspot.com.br
http://escola-lais-netto-dos-reis.blogspot.com.br
Obrigada pelo reconhecimento!
ExcluirVou visitar o seu blog e deixar comentários!
Beijos,
Regina Karla
mulher ridicula e medonha
ResponderExcluirPena que você é anônimo e covarde!
ExcluirEstas são as adversidades para quem trabalha com compromisso por uma Educação de qualidade!
ótimas sugestões de atividades.
ResponderExcluirmuito boas atividades.
ResponderExcluir