domingo, 28 de abril de 2013

DICAS PARA O PLANEJAMENTO 2


TRABALHO COM PRODUÇÃO DE TEXTOS
  1.      ATIVIDADES EM QUE OS DIFERENTES GÊNEROS SEJAM APRESENTADOS AOS ALUNOS.
  2.       ATIVIDADES EM QUE O PROFESSOR ASSUMA A POSIÇÃO DE ESCRIBA.
  3.       ATIVIDADES DE ESCRITA OU REESCRITA EM DUPLAS.
  4.       ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTOS (Atividades de produção de textos com a definição de leitor, o propósito e o gênero de acordo com a situação comunicativa).
  5.       ATIVIDADES EM QUE OS ALUNOS SÃO CONVIDADOS A ANALISAR TEXTOS BEM ESCRITOS (Análise de textos de autores consagrados, com a orientação do professor, destacando aspectos interessantes no que se refere à escolha de palavras, recursos de substituição, de concordância e pontuação, marcas que identificam estilos, reconhecendo as qualidades estéticas do texto).
  6.       ATIVIDADES PARA ENSINAR PROCEDIMENTOS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS (Procedimentos como: planejar, redigir rascunhar, reler, revisar).



PRÁTICAS DE LEITURA

  1. LEITURA DIÁRIA - Leitura para os alunos, de contos, lendas, mitos e livros de história em capítulos de forma a repertoriá-los ao mesmo tempo em que se familiarizam com a linguagem que se usa para escrever, condição para que possam produzir seus próprios textos.
  2. RODAS DE LEITORES - Nas quais os alunos possam compartilhar opiniões sobre os livros e textos lidos (favoráveis ou desfavoráveis) e indicá-los (ou não) aos colegas.
  3. LEITURA PELOS ALUNOS - Leitura de diferentes gêneros textuais para dotá-los de um conhecimento procedimental sobre a forma e o modo de funcionamento de parte da variedade de gêneros que existem fora da escola. Isto é, conhecerem sua forma e saberem quando e como usá-los.
  4. MOMENTOS EM QUE OS ALUNOS TENHAM QUE LER HISTÓRIAS - Leitura de Histórias para os colegas ou para outras classes  – para que melhorem seu desempenho neste tipo de leitura, possam compreender a importância e a necessidade de se preparar previamente para ler em voz alta.
  5. ATIVIDADES DE PESQUISA - Pesquisa em que os alunos consultem fontes em diferentes suportes (jornal, revista, enciclopédia, etc.) para aprender a buscar informações.
  6. ATIVIDADES DE LEITURA COM DIFERENTES PROPÓSITOS - Leitura com diferentes propósitos: para se divertir, se informar sobre um assunto, localizar uma informação específica, para realizar algo, propiciando que os alunos aprendam os procedimentos  adequados aos propósitos e gêneros.
  7. ATIVIDADES EM QUE OS ALUNOS, APÓS A LEITURA DE UM TEXTO,COMUNIQUEM AOS COLEGAS O QUE COMPREENDERAM Compartilhem pontos de vista sobre o texto que leram, sobre o assunto e façam relação com outros textos lidos.


Leitura em voz alta
Leia textos que eles não leriam sozinhos. Histórias curtas, com pouco  texto e muitas ilustrações  – que podem servir à leitura individual dos alunos –, geralmente não são adequadas a essa situação.
   Escolha textos cuja  história você aprecie. Se a história não for interessante para você, é provável que também não o seja para os alunos.
      A qualidade literária do texto é importante. Isto significa: uma trama bem estruturada (divertida, inesperada, cheia de suspense, imprevisível); personagens interessantes e linguagem bem construída, diferente daquela que se fala no cotidiano.
     Evite utilizar histórias que sirvam para dar alguma lição de moral ou mensagem edificante. Geralmente essas histórias têm uma linguagem muito simplificada, metáforas óbvias, enredos totalmente previsíveis e em geral levam a apenas uma interpretação de sentido. Uma boa história permite que cada leitor a interprete de seu modo, gerando múltiplos significados.
      Ler um livro em capítulos ou dividir uma história mais longa em partes pode ser bastante adequado para as turmas. Isso implica interromper a leitura em momentos que criem expectativa, pedir que os alunos façam antecipações e deixá-los sempre com gostinho de “quero mais”.
     Ouvir a leitura e poder comentá-la já é uma tarefa completa na qual os alunos aprendem muito. Não é necessário complementá-la solicitando que façam desenhos da parte que mais gostaram, dramatizações, dobraduras etc. Além de não serem ações que as pessoas façam ao ler um texto literário, não contribuem para que os alunos aprendam mais sobre o texto nem para que se tornem melhores leitores.
     Além dos textos de literatura, outros materiais de leitura precisam fazer parte da leitura do professor para que as criançastenham contato com os diferentes gêneros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário