Por que razão os jogos e histórias, continuam sendo um elemento sempre presente na humanidade?
Sabemos que a palavra lúdica vem do latim ludus e significa jogo e é neste jogar que estão incluídas as atividas que, se usados de maneira correta e indutiva pelo profissional que o aplica, poderá exercer a função de revelar o que há sob as máscaras socias, sob o discurso aprendido; é o jogo que transforma e desenvolve a nossa compreensão de mundo,independente de época, cultura e classe social. Excelente ferramenta para gestão de mudanças, não acham?
Não podemos deixar de lembrar que a criança está sempre perguntando:
‘’Professor, vamos brincar?
E nós nos perguntamos: ‘‘Por que não viver brincando?’’
Afinal, brincar é coisa séria.
Questões como essas se fazem presentes no dia-a-dia do consultor de T&D , de R&S , de educadores e, por inúmeras vezes, nos preocupa e faz com que nos lancemos nesta aventura de experimentar o que para nós ainda é novo. Mesmo que para tanto temos o mínimo de espaço possível no costumeiramente parido mundo corporativo e mesmo nas escolas.
E ao resgatarmos as funções do lúdico na formação de professores, consultores e multiplicadores estamos retomando a história e a evolução do homem na sociedade,.
Jogos , no passado próximo eram vistos como fúteis, pueris e tinham como objetivo a distração e o recreio .
Hoje, o jogo torna-se a cada dia mais respeitável, sendo ferramenta de aprendizagem, de gestão, de liderança , de mudança.
De onde vem seu fascínio?
Dele mesmo, de sua intensa força. Vejamos:
• As atividades lúdicas possibilitam exercitar as resistências ’’pois permitem a formação do auto conceito positivo;
• As atividades lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral do ser humano em seu processo de melhoria contínua já que através destas atividades a pessoa se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente.
• O Jogar é uma necessidade básica assim como são a nutrição,a saúde,a habitação e a educação ;
• O jogo é essencial para a saúde física e mental; para o tão buscado equilíbrio;
• O jogo simbólico permite ao ser humano vivências do mundo , repensando, recriando, percebendo mais nitidamente seu papel nele.
"Você pode descobrir mais a respeito de uma pessoa numa hora de jogo do que em um ano de conversação." (Platão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário