Começo escrevendo sobre a
importância da metodologia a ser seguida no processo de alfabetização. A
sistematização do que ensinar, por isso é tão importante o planejamento.
A metodologia
do psicolingüístico é super interessante e pode ser seguida, mesmo o professor
utilizando outros métodos.
1° momento:
Fazer a leitura de texto significativo para a criança ou fazer uma atividade
que possa ser rica para o aluno e dar boas oportunidades de escrita de texto.
Vamos
trabalhar com o livro da Sonia Junqueira O macaco e a mola
Texto:
Trabalhando o
texto: Envolver a palavra macaco e mola no texto.
O macaco vê a
mala.
O macaco
cutuca a mala.
Da mala pula a
mola.
A bola pula, a
bola rola.
A mola galopa
como o cavalo.
A mola rebola
como o robalo.
O macaco fica
mole de medo.
- A mola vira, bala, caneco, fita, boneca e
peteca.
O macaco fica
parado.
- a mola será
pirada?
Pega-pega,
pula, pula!
A mola pula no
pé do macaco.
O macaco roda.
A mola roda.
Tudo roda.
O macaco
cutuca a cuca.
A mola será
caduca?
A mola pula de
novo.
A mola pula na
mala.
Epa! Agora o
macaco já sabe.
Nada de mola
caduca!
Nada de mola
pirada!
A mola é
mágica!
2° momento:
Escrever frases no blocão sobre o que mais gostaram do livro.
3° momento: Escolher uma frase produtiva
para trabalhar.
Por exemplo: O macaco cutuca a mala.
Trabalhar com
o sintagma nominal:
& O que mais o macaco pode cutucar? Listar.
& A frase: como inicia a frase? Letra
maiúscula Como termina a frase? Ponto
final.
& Embaralhar a frase e colocar na ordem.
Trabalhar o sintagma
verbal:
& O que mais o macaco pode fazer com a mala?
Listar.
4° momento: Agora, vamos trabalhar com as palavras:
O macaco cutuca a mala.
& O que começa igual a Macaco? Listar.
& O que termina como macaco. Listar.
& O que começa como mala?
& O que termina como mala?
macaco macaco mala
mala cola lata
mato copo lama
mapa como lápis
5° momento: Trabalhando com as sílabas
ma – me – mi - mo -
mu
ca - co – cu
la – le – li – lo – lu
6° momento: Formar novas palavras com as sílabas
trabalhadas.
7° momento: Formar novas frases.
8° momento: Formar novos textos com sentido para os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário