quarta-feira, 7 de setembro de 2011

SISTEMATIZANDO A ALFABETIZAÇÃO


Começo escrevendo sobre a importância da metodologia a ser seguida no processo de alfabetização. A sistematização do que ensinar, por isso é tão importante o planejamento.
A metodologia do psicolingüístico é super interessante e pode ser seguida, mesmo o professor utilizando outros métodos.
1° momento: Fazer a leitura de texto significativo para a criança ou fazer uma atividade que possa ser rica para o aluno e dar boas oportunidades de escrita de texto.
Vamos trabalhar com o livro da Sonia Junqueira O macaco e a mola
Texto:
Trabalhando o texto: Envolver a palavra macaco e mola no texto.

O macaco vê a mala.

O macaco cutuca a mala.

Da mala pula a mola.

A bola pula, a bola rola.

A mola galopa como o  cavalo.

A mola rebola como o robalo.

O macaco fica mole de medo.

 - A mola vira, bala, caneco, fita, boneca e peteca.

O macaco fica parado.

- a mola será pirada?

Pega-pega, pula, pula!

A mola pula no pé do macaco.

O macaco roda.

A mola roda. Tudo roda.

O macaco cutuca a cuca.

A mola será caduca?

A mola pula de novo.

A mola pula na mala.

Epa! Agora o macaco já sabe.

Nada de mola caduca!

Nada de mola pirada!

A mola é mágica!

2° momento: Escrever frases no blocão sobre o que mais gostaram do livro.

       3° momento: Escolher uma frase produtiva para trabalhar.

Por exemplo: O macaco cutuca a mala.

        Trabalhar com o sintagma nominal:

&  O que mais o macaco pode cutucar? Listar.

&  A frase: como inicia a frase? Letra maiúscula  Como termina a frase? Ponto final.

&  Embaralhar a frase e colocar na ordem.

 Trabalhar o sintagma verbal:

&  O que mais o macaco pode fazer com a mala? Listar.

4° momento: Agora, vamos trabalhar com as palavras:

O macaco cutuca a mala.

&  O que começa igual a Macaco? Listar.

&  O que termina como macaco. Listar.

&  O que começa como mala?

&  O que termina como mala?

macaco              macaco                mala

mala                          cola                  lata

mato                          copo                 lama                     

mapa                          como                lápis

5° momento: Trabalhando com as sílabas

ma – me – mi -  mo - mu

ca - co – cu

la – le – li – lo – lu


6° momento: Formar novas palavras com as sílabas trabalhadas.

7° momento: Formar novas frases.







8° momento: Formar novos textos com sentido para os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário